Jornalista lança livro com histórias de líderes negros de Campinas


Ao som de samba de bumbo e jongo, o jornalista e fotógrafo Roniel Felipe lança o livro-reportagem "Negros Heróis: histórias que não estão no gibi" às 19h30 deste sábado (19) na Casa de Cultura Tainã, na Vila Padre Manoel da Nóbrega, em Campinas (SP).
A obra de jornalismo literário conta a história da empregada doméstica e ativista Laudelina de Campos Mello, que mudou-se para  Campinas no início da década de 50 e protagonizou a luta pela sindicalização da classe das domésticas. Ela não se intimidava frente a políticos como Orestes Quércia, Jarbas Passarinho e Juscelino Kubitschek.
Antônio Carlos Santos Silva, o TC, é outro personagem cuja história foi registrada pelo jornalista. Durante a ditadura militar, TC integrou o Grupo Evolução, trupe de artistas operários que viajava o Brasil com espetáculos teatrais e discutia a situação do negro brasileiro na sociedade. 
Ele também protagonizou uma luta para que o governo não fechasse as portas do Centro de Cultura da Vila Castelo Branco, onde exerce o cargo de educador. Em 2002, foi condecorado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o prêmio de Honra ao Mérito da Cultura.
Os exemplares podem ser adquiridos por R$ 25, somente em dinheiro. Os pedidos podem ser pelo e-mail contato@ronielfelipe.com.br.

Serviço: 
O quê: lançamento do livro "Negros Heróis: histórias que não estão no gibi" 
Onde: Casa de Cultura Tainã 
Endereço: Rua Inhambu, nº 645, Vila Padre Manoel da Nóbrega, em Campinas 
Data: sábado, dia 19 
Horário: às 19h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário